Skip to content

EXTENSÃO LONDRIX

HOME   EXTENSÃO LONDRIX

UM DEDO DE PROSA

Promove o encontro de escritores com estudantes para uma conversa sobre literatura. O diálogo do escritor com os estudantes visa aproximar criadores e leitores.

SARAUZINHO

No universo lúdico dos personagens, as crianças são convidadas a participar de reflexões, a tecer o desfecho da narrativa e se envolver no mundo maravilhosa da literatura.

ASSALTO LITERÁRIO

Realizado em locais de aglomeração de público, o grupo de assaltantes é constituído por artistas que ao invés de subtraírem bens e valores, recitam poesias e distribuem livros.

Slider

SARAUZINHO

Direcionado ao público infantil, irá atender crianças da Rede Municipal de Ensino, em especial às escolas mais periféricas de acordo com logística da Secretaria Municipal de Educação que trará as crianças até à Vila Cultural Cemitério de Automóveis para participarem do evento de contação de histórias com objetivo de divulgação literária e formação de público leitor. No universo lúdico dos personagens, as crianças são convidadas a participar de reflexões, a tecer o desfecho da narrativa e se envolver no mundo maravilhosa da literatura. Com realização de março a maio de 2018. Visa também a universalização e democratização do acesso aos bens culturais, visto que este público possui raras oportunidades de sair do local de origem para frequentar aparelhagens culturais existentes no Município, em especial as Vilas Culturais.

UM DEDO DE PROSA

Promove o encontro de escritores com estudantes para uma conversa sobre literatura. O diálogo do escritor com os estudantes visa aproximar criadores e leitores. Esta ação foi prestigiada em 2014 pela Bolsa Fomento à Literatura pelo Ministério da Cultura. Os estudantes dos Distritos de Londrina terão a oportunidade de receber em suas escolas escritores londrinenses. Sendo que cada escola receberá dois escritores em datas diferentes. Com início em março/2018 e culminância durante o período do Festival em maio/18. Participarão dessa ação autores londrinenses selecionados via edital.

ASSALTO LITERÁRIO

Realizado em locais de aglomeração de público como feiras, praças e locais públicos em geral, o grupo de assaltantes é constituído por artistas que ao invés de subtraírem bens e valores, recitam poesias e distribuem livros. A ação do Festival Literário de Londrina faz parte das atividades do grupo AARPA e acontece desde 2011. Os assaltantes já distribuíram 3.200 livros, entre contos, crônicas, romances, poesias e textos dramatúrgicos. Os títulos são da Editora Atrito Art e de doações de editoras parceiras. Em 2018, as ações do Assalto irão privilegiar as regiões periféricas da cidade em destaque Zona Norte (Feira do Cinco Conjunto) e Zona Sul, local ainda a ser determinado. Esta ação ganhou o Prêmio Todos por um Brasil de Leitores, do Ministério da Cultura em 2015.