Skip to content

Um dedo de prosa  |  08 de dezembro

Com Marco Fabiani 

No Colégio Estadual Vicente Rijo, 14 horas

O projeto promove doação de livros editado pelo projeto e encontros entre escritores e estudantes, desde 2009, ano em que era realizado juntamente com o Sarau: prosa, poesia e outras delícias, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

A partir de 2011, foi levado para dentro das escolas, procurando oportunizar ao público o acesso à linguagem literária, enriquecendo a subjetividade e a perspectiva de vida, bem como seu vocabulário e referências.

Em 2015, o projeto Um Dedo de Prosa foi vencedor do Prêmio Bolsa Biblioteca Nacional de Fomento à Literatura – Circulação Literária para realização em outros Municípios paranaenses, o que mostra um reconhecimento nacional para a inciativa londrinense.

Em 2018/2019, Marco Fabiani, recebe a Bolsa Circulação do Promic 18-066/SEI 1393123. Circulou por cidades vizinhas de Londrina: Cambé, Ibiporã, Rolândia, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso, Sabáudia.

Ainda em 2019, atendeu escolas dos Distritos de Londrina.

A distribuição gratuita de livros e a presença dos autores na escola visam contribuir com a ampliação das práticas de leitura do jovem e adolescente, além de somar esforços para a divulgação e distribuição da produção literária local, ampliando o universo de leitores e futuros consumidores deste produto, melhorando desta forma as condições econômicas de toda cadeia produtiva do livro.

Os debates são formadores no que tange a criação do texto literário, entrando em contato com o ofício do escritor. O debate permeia temas da atualidade, como sociedade e cultura, na visão do escritor, sendo possível criar um diálogo entre as salas de aula atingidas.

Poucos têm se atentado para o fato de que a literatura é muito mais que o leitor isolado folheando as páginas de um livro. A literatura é sempre um encontro, sendo que a vida literária reserva várias situações e contextos nos quais os encontros acontecem. A etimologia da palavra “encontrar” traz uma certa curiosidade: ela origina-se no latim tardio “incontrare”, que ao pé da letra significa defrontar-se com o oposto, estar diante do contrário. Um encontro, a partir desta perspectiva, pode tanto refletir um ágon, isto é, uma disputa, uma competição, como também a tensão de algo que se opõe devido ao enfretamento de ideias contrárias. A arte, entendendo aí a arte literária, é em sua natureza e essência o lugar de tensão e, por tal motivo, trabalha com os opostos. A linguagem artística deve inquietar, provocar a alteridade, encenar a diferença, levar o outro a pensar. Em suma, a linguagem artística opera-se por meio de um confronto de ideias. Por exemplo, a comédia na Antiguidade era considerada a verdade que se desvelará mediante o ágon, sendo o confrontar o nascedouro da riqueza do encontro. Competir e confrontar não é o mesmo que cultivar a inimizade. Pelo contrário, a competição e o confronto fertilizam desapercebidamente o terreno onde poderá ser plantada a melhor amizade. A presença dos contrários é afeita à amizade quando pessoas buscam trazer os sentimentos dos outros para si e, também, dividir suas inquietações. Nessa perspectiva, o encontro torna-se um espaço para a interlocução, para a criação do projeto coletivo, para o fazer verdadeiramente político. O encontro aí transcende a etimologia de oposição e antagonismo que o criva. “Um dedo de prosa”,

Sobre o livro Um dedo de prosa:

O título deste livro, Um dedo de prosa, não poderia ser mais apropriado, é uma expressão popular que significa uma pausa para uma conversa entre amigos. Um encontro entre escritores londrinenses ou que desenvolvem/desenvolveram trabalhos literários na cidade, numa conversa propícia à amizade, com um fundo falsamente despretensioso, pois cercado de uma atmosfera de convergência e dissentimento. Trata-se de um projeto que promove o encontro de escritores com estudantes do ensino médio, tendo aí a grande função de política. Provoca a amizade pois faz da literatura uma performance que, além de estender o texto impresso para a voz, reúne pessoas para o exercício da sensibilização, para sentir com o outro. O livro é um dos resultados deste projeto, cujos poemas, crônicas e contos aqui presentes trazem, por meio do atrito das ideias, uma verdade sobre o mundo

Sobre o autor Marco Fabiani:

Marco Fabiani é médico cardiologista em Londrina (PR), autor dos volumes de contos Trilhas do Fogo (2004), Contos de Pau e Pedra (2005), Histórias de um Norte Tão Velho (2009). Também é autor dos romances: A Memória é um Pássaro sem Luz (2013) e Um Bourbon para Faukner (2018), O lugar da cinzas (2022). Tem contos publicados na revista Cult (nº 100), na revista Coyote (nº 21) e na Antologia Paulista 2007 da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Participou como coordenador editorial do livro Caçadores de Relâmpagos, coletânea de relatos de médicos pioneiros de Londrina editado pela Unimed-Londrina. É membro da Academia Londrinense de Letras, Ciências e Artes.

Patrocínio:

PROMIC

Projeto: 21-116

Apoio: Cultura Inglesa

Parceria: UEL

Museu Histórico de Londrina