Skip to content

EDITAL X MOSTRA LONDRIX DE VÍDEOPOEMA

HOME   MOSTRA LONDRIX DE VÍDEOPOEMA

Edital / Regulamento

X MOSTRA LONDRIX/ VIDEOPOEMA
ANUNCIA TRABALHOS SELECIONADOS

Curadoria selecionou 20 dos quase 90 trabalhos inscritos, que serão exibidos no 17º Festival Literário de Londrina. Programação acontece entre 9 e 14 de maio

A qualidade das experimentações em versos e vídeos impressionou os curadores da X Mostra LONDRIX/ VideoPoema, que selecionaram 20 dos mais de 80 trabalhos inscritos neste ano. A grande procura acarretou o acréscimo de quatro para oito autores, em duas categorias: VideoPoema Declamado ou Recitado e VideoArte.

A modalidade Hip Hop/Slam/Rap, novidade em 2022, contemplou quatro inscrições de Hip Hop. A décima edição consecutiva da Mostra integra uma das mais bem-sucedidas ações do 17º Festival Literário de Londrina/LONDRIX, cuja programação será colocada em prática entre os dias 9 e 15 de maio.

Um dos mais importantes eventos de Londrina, com reverberação nacional, tem a chancela do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o PROMIC. A realização da Mostra é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina/Museu Histórico de Londrina. Coordenação-geral da atriz e produtora cultural, Chris Vianna

A curadoria da X Mostra LONDRIX/VideoPoema foi composta pelo cineasta Carlos Fofaun, pelo escritor Fernando Gimenez e Edra Moraes, também coordenadora do evento, originado em 2012.

Os vídeos serão exibidos em telões, durante as atividades presenciais do 17º LONDRIX, e também nas redes sociais (Facebook e YouTube) através de playlist especial disponibilizado pela X Mostra LONDRIX/VideoPoema. Cada trabalho selecionado tem duração de, no máximo, cinco minutos.

HIBRIDISMO DE POESIA E TECNOLOGIA

Para a idealizadora e coordenadora da Mostra VideoPoema, Edra Moraes, o impressionante número de inscrições se deve, especialmente, às novas ferramentas disponíveis na internet. O rigor estético, aliado à criatividade, segundo ela, é um “retrato atualizado” do que está sendo feito no hibridismo de poesia e tecnologia.

Diz ela: “A qualidade dos trabalhos enviados é surpreendente. Isso demonstra a excelente interação audiovisual entre a palavra escrita ou imaginada e as novas formas de expressão, oferecidas pela internet”.

Entende-se por VideoPoema o trabalho em vídeo que parta de um poema, podendo se encaixar em alguns dos seguintes termos: poesia eletrônica; new media poetry (traduzido como “poesia das novas mídias”); poemas fílmicos; cine-videopoesia; infopoesia ou computer poetry; e poesia multimídia para designar videopoemas e clipoemas, considerados sinônimos,

HOMENAGENS

A exemplo das edições anteriores, a Mostra irá homenagear um trabalho de VideoPoema. O texto escolhido para a décima edição é “Londrina em Quatro Atos”, do consagrado escritor e dramaturgo Renato Forin Jr.

Versos do autor converteram-se em quatro poemas sinfônicos, compostos por Daniel Simitan e Erisla Pastore. Execução da Orquestra Acadêmica Bravi. A direção artística é de Jhonatan Santos e a produção, de Thalita Deldotti.

Trata-se de um tributo literário-cênico-musical aos 87 anos de fundação de Londrina. O poema sinfônico narra, através de versos e acordes, a trajetória de uma senhora que chega aos 87 anos de idade, internada na UTI de um hospital, acometida pela Covid-19.

Lá, ela rememora lembranças, afetos, sacrifícios, numa trajetória lírica e igualmente dolorida. “Londrina em Quatro Atos” estreou no dia 15 de dezembro do ano passado, de forma virtual.

Haverá também uma homenagem especial à professora de Língua Portuguesa e Literatura, Franciela Zamariam, pelo trabalho desenvolvido na Oficina Ateliê Literário, desde meados do ano passado. As atividades, ministradas no contra turno escolar, são aplicadas semanalmente por meio do NAAHS (Núcleo de Atendimento às Altas Habilidades / Superdotação).

Em Londrina, participam ao menos 30 estudantes, que semanalmente se reúnem presencialmente no Colégio Estadual Newton Guimarães e no Colégio Estadual Vicente Rijo. Estudantes de várias cidades paranaenses, cerca de 90 jovens, integram a oficina de forma remota.

AUTORES E TRABALHOS SELECIONADOS

CATEGORIA VIDEOPOEMA DECLAMADO/ RECITADO

Sabrina Gesser, Vanessa Batista de Oliveira, Keli Vasconcelos, Ibriela Bianca Berlanda Sevilla, Sérgio Murilo, Douglas Pereira de Souza, David Ehrlich e Tatiana Carla Ribeiro Viegas. Seleção especial/ Poesia de Todos os Tempos: Leonilda Yvonnete Spina (“Rosa dos Ventos”)

CATEGORIA VIDEOARTE

Carol Lach (“Ela Sente”), Aldo Medeiros Bonfácio (“Minha Cabeça”), Renata Marques Pereira Ruiz (poema “Exata e Parida”, de Marcos Cestari), Ana Talita Borlicoski (“Ode ao Vento”), Elson Froes (“Nas ondas de Codax!”), Herman Augusto Schmitz (“Os Vizinhos Oniscientes) e Marcelo Giovani Barros (“Partida”).

CATEGORIA HIP HOP

Ricardo Lacava: Poesia de Rua/Pichações 1 (“Quem Roubou a Lua? ”) e Poesia de Rua/Pichações 2(“Hip Hop Sanca”), “Dissprezo ao Presidente” (Cão, autor e intérprete) e “O Amor Chega Antes” (Anderson Marta Valfré).

CATEGORIA VIDEOARTE

FRANCIELA ZAMARIAM

ESTUDANTES SELECIONADOS:

  • Alex Fabiano de Lara De Paula,
  • Ane Sofia Tozatti,
  • Beatriz Farinácio Camillo,
  • Beatriz Vieira Ramos,
  • Beatriz Vieira Ramos,
  • Emanuely Dangui Kuhn,
  • Francisco Perez Beraldo,
  • Heloísa Mondeck Portela,
  • Larissa Dias Guimaraes,
  • Lucas Gabriel dos Santos Silva,
  • Marcela Larissa da Silva Costa,
  • Maria Fernanda Harumi Miyazaki,
  • Mariana Cristina Almeida,
  • Mariana Vilela Resende de Oliveira,
  • Sarah Isabele Santos Neves,
  • Sofia Medeiros da Fonseca,
  • Sofia Negri,
  • Sofya Stefany Reis Goularte,
  • Yaclara Lenz Ferreira

Gênero: Poesia em vídeo | Prêmio: Exibição Pública
Abertura das Inscrições: 08 de fev. de 2022 |Encerramento das inscrições: 08 de abril de 2022 O Londrix – Festival Literário de Londrina, organizado pela ONG AtritoArt, abre as inscrições para a X Mostra Londrix de VídeoPoema, exposição de videoPoemas que se realiza em Londrina como parte da programação do festival.

Desde 2012 o Londrix percebeu que com o advento das mídias sociais, e as novas plataformas que possibilitavam a integração do audiovisual com a palavra escrita, formando um produto híbrido em que a videopoesia pode ser vista como forma de trazer a literatura para outras plataformas, aproximando a literatura da realidade tecnológica em que vivemos, criando uma estética.

A soma da força da palavra com o poder da imagem e som são capazes de criar verdadeiras obras de arte. Sendo assim poderíamos dizer que o vídeopoema pode se tratar de um gênero dentro da videoarte.
Características da convocatória da exposição:

1. CATEGORIAS:
A aberto a criadores de todo o mundo, sem quaisquer restrições, contanto que o poema seja em língua portuguesa.
CATEGORIA I Vídeopoema|VideoArte : Para vídeos que incluem edições ricas, gráficas ou colagem, etc.
CATEGORIA 02 Vídeopoema |Recitado ou declamado (não tem outros elementos no vídeo, apenas a pessoa que está lendo, ou recitando), CATEGORIA 03 HipHop| slam|Rap: aberto a criadores de vídeos de poesia slam/hip-hop.

2. CONSIDERAÇÕES
2.1 Consideramos videopoemas, toda obra audiovisual, em que há um poema (recitado/escrito/interpretado). O uso de recursos sonoros é opcional. Resumindo, procuramos um trabalho artístico baseado na criação integrada de imagem, som e linguagem
verbal. Exemplos: instalação videopoética, VJ poético, net art poética, videoclipe, cinepoesia ou documentário videopoético.
2.2 A gestão dos direitos de autor destes elementos é da responsabilidade do seu criador e/ou proponente.

2.3 Os videopoemas apresentados devem ter as seguintes características:

2.3.1 Duração máxima: Tempo máximo de cinco minutos, por ser um tempo mais adequado para conteúdos nas redes sociais.

2.3.2 Idioma: Língua Portuguesa (Brasil)

2.2.3 Tema: livre

2.3.4 Não serão aceitos materiais de conteúdo ofensivo, racista ou discriminatório de qualquer espécie, ou que contenham discurso de ódio.

2.3.5 O vídeo enviado não precisa ser inédito.

2.3.6 O envio será feito por link da plataforma do youtube. Pode estar aberto ou listado, caso seja inédito.

2.3.7 Pode-se apresentar até 03 propostas em cada categoria, sempre acompanhadas da seguinte informação no corpo do e-mail:

2.3.7.1- ASSUNTO: X Mostra Londrix de VídeoPoema | categoria: Vídeopoema (VideoArte) | Vídeopoema (recitado/declamado) | HipHop| slam|Rap (escolher uma das categorias)

2.3.7.2 – Nome e sobrenomes, endereço, breve biografia (5 linhas), telefone de contato e e-mail.

2.3.7.3 – Arquivo técnico da criação do vídeo (título, ano, autor do poema/imagens/música, voz, etc).

2.3.7.4 Texto, poema apresentado

2.3.8 Autorização: A propriedade intelectual das obras está sempre na posse de seus autores, concedendo ao Festival Literário de Londrina – Londrix a autorização para exibição, conforme dados para a inscrição que devem estar no corpo do e-mail.

2.3.8. 1 Modelo de Autorização:
Eu, (nome), RG, CPF, endereço completo, e-mail, celular, autorizo, titular dos direitos dos vídeos por mim (citar os nomes) apresentados, autorizo a transmissão dos vídeos pelo Festival Literário de Londrina – Londrix .

…………………………………..

Assinatura
Empresa/autor: nome completo do autor
Local, data

3. SOBRE O ENVIO
3.1 Os videopoemas devem ser enviados em formato de link da plataforma youtube, para o seguinte e-mail: mostralondrixdevideopoema@gmail.com, com o assunto: “X Mostra Londrix de VídeoPoema”| Categoria

4. PRAZO DE ENVIO E DIVULGAÇÃO
4.1 Abertura das Inscrições: 08 de fevereiro de 2022
4.2 Encerramento das inscrições: 08 de abril de 2022, até às 23h59
4.3 Seleção da curadoria: 09 de abril a 19 de abril de 2022
4.4 Comunicado aos selecionados: 20 de abril de 2022
4.5 Divulgação nas redes sociais e canal de youtube: a partir de 25 de abril de 2022 4.6 Apresentação dos vídeos selecionados, dentro da programação do Festival Literário de Londrina – Londrix, no Museu Histórico de Londrina, de 09 a 14 de maio de 2022.

5. DA SELEÇÃO
5.1 A curadoria é composta por Carlos Fofaun Fortes, Edra Moraes e Fernando Gimenez. Serão selecionados 12 vídeos no total, sendo quatro por cada categoria.

5.2 As obras selecionadas farão parte da programação oficial do Festival Literário de Londrina – Londrix ​​e serão exibidas em espaço do evento durante os dias de sua realização para o público presencial, bem como serão disponibilizadas no site e youtube do Londrix e divulgado nas demais plataformas.

6. PARTICIPAÇÃO
A participação neste edital é gratuita e implica na plena aceitação destas bases.

7. A decisão da Comissão é soberana não cabendo recursos.

Chris Vianna
Diretora do Londrix

Edra Moraes
Coordenadora da Mostra Londrix VideoPoema

Londrina, 08 de fevereiro de 2022.

Ficha de autorização

Faça o download aqui da ficha de autorização, preencha, assine e envie o arquivo no formulário de inscrição abaixo.

Formulário de inscrição