Skip to content

FESTIVAL LONDRIX

HOME   FESTIVAL LONDRIX

FESTIVAL LITERÁRIO DE LONDRINA – LONDRIX

O Festival Literário de Londrina tem se estabelecido no calendário nacional como um dos importantes eventos literários nacionais, contribuindo para efetivar ações que reafirmem a leitura e a literatura, não apenas em uma dimensão educacional, mas também, em uma perspectiva cultural, em suas três dimensões: a cultura como valor simbólico, a cultura como direito de cidadania e a cultura como economia Propicia a oportunidade de intercâmbio de experiências criativas na literatura e de referências estéticas entre público e autores. E, é claro tem promovido a literatura, incentivando e buscando formas de difundir e consolidar o hábito da leitura; promovendo ações voltadas à melhoria do acesso ao livro, possibilitando um contato direto da população com o universo literário.

Valoriza o escritor e une a literatura a outras performances artísticas, torna assim seu trabalho mais conhecido do público e da crítica. Incentiva a leitura e divulga autores nacionais, estaduais e londrinenses junto ao público adolescente, jovem e adulto contribuindo para a sua formação e somando esforços no sentido de distribuir o acesso à cultura e para a formação de uma agenda cultural, favorecendo a fruição pela população e a formação de público. O Londrix proporciona a democratização do acesso em suas diversas formas de atuação, através de eventos gratuitos, com grandes nomes da literatura nacional, contação de história, apresentações teatrais entre outros.

Literatura e oralidade: percurso e tendências na e pós pandemia

No último século, a discussão acerca da oralidade obteve um desenvolvimento significativo. Do vínculo à memória e à identidade; e do redimensionamento culturalista, a reboque da condição pós-moderna do pensamento ocidental. No campo das Letras e, sobretudo, da literatura, as relações entre oralidade e gêneros literários vêm se consolidando, seja devido à divulgação do poema em forma de canção, prática tropicalista que se mantém até hoje, e mais recentemente à poesia sonora com presença na produção poética brasileira contemporânea, ou em razão dos estudos bakhtinianos, que perscrutam e interpretam a voz, redimensionando-a para um problema de ordem culturalista.

E é nesse sentido que o Festival Literário de Londrina – Londrix chega à sua 17ª edição!

Direção:
Chris Vianna

Curadoria: 
Claudia Freitas
Frederico Fernandes
Marcos Losnak

Patrocínio:
PROMIC
Apoio:
Cultural
Parceria:
UEL
Museu Histórico

Contatos:
londrixfestivalliteraio@gmail.com
(43) 9 9941-7414