Skip to content

UM DEDO DE PROSA

UM DEDO DE PROSA NAS ESCOLAS – CIRCUITO DE ESCRITORES

O “Um Dedo de Prosa” é uma roda de conversa com escritores e mediadores, que, em salas de aula ou no auditório da escola, dialogam com os alunos sobre a escrita literária, a profissão de escritor, seus textos e a literatura no século XXI. Os escritores versam, sobretudo, sobre a importância da leitura na construção de um olhar crítico e reflexivo.

Além disso, o projeto propõe-se a abordar temas fundamentais da contemporaneidade, como as questões étnico-raciais, de gênero e sexualidade, valorizando as vozes de grupos historicamente silenciados e promovendo uma literatura que reflita a diversidade e o respeito às múltiplas identidades presentes no ambiente escolar e na sociedade.

Prêmios, Reconhecimentos, Parcerias

1. Prêmio Circulação Literária do Ministério da Cultura (2015)
O projeto foi agraciado com esse prêmio na categoria Circulação Literária, que valoriza iniciativas de difusão literária pelo país. Esse reconhecimento do MINC reforça a importância do Um Dedo de Prosa como instrumento cultural na democratização do acesso à literatura

2. Bolsa de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura (2015)
Na edição de 2015, o Um Dedo de Prosa nas Escolas – Circuito de Escritores foi selecionado para receber uma bolsa do Ministério da Cultura, viabilizando sua circulação em escolas públicas do Paraná e Santa Catarina e a participação de escritores locais em eventos e debates com os alunos.

Apoios:

• Aprovado pelo PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná) por meio do Edital 002/2022 (nº 53483), tendo circulado em diversas cidades do Paraná, incluindo Marialva, Andirá, Cambará, Ibaiti, Ibiporã, Ivaiporã, Bandeirantes, Jacarezinho, Rolândia e Santo Antônio da Platina

• Patrocinado pela COPEL (Companhia Paranaense de Energia), por meio de incentivo fiscal.