Festival Literário de Londrina – Londrix apresenta:
Sarau: Prosa, Poesia & Outras Delícias — O que os mortos dizem
No dia 02 de novembro, às 20 horas, o Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486 – Itamarati, Londrina – PR) recebe mais uma edição do Sarau: Prosa, Poesia & Outras Delícias — O que os mortos dizem, com entrada franca. O evento integra a programação dos 20 anos do Festival Literário de Londrina – Londrix e promete uma noite de celebração à palavra em todas as suas formas.
Criado como um espaço de encontro e experimentação, o sarau reúne escritores, músicos, artistas e público em uma atmosfera de partilha e afeto. Sua dinâmica, já tradicional, é dividida em três atos:
1º ato: leitura de textos de escritores mortos;
2º ato: leitura livre;
3º ato: microfone aberto — um convite para que todos possam se expressar.
Nesta edição, o público também poderá assistir à exibição dos classificados da XII Mostra Londrix de Vídeopoema, que une poesia e linguagem audiovisual em obras de artistas de diferentes lugares.
Além das leituras e performances, o evento contará com feira de livros, brechó e produtos criativos, fortalecendo a economia cultural e a convivência entre artistas, editoras e o público.
Em 2025, o Festival Literário de Londrina- Londrix –celebra duas décadas de trajetória, reafirmando seu papel como um dos mais importantes movimentos de literatura independente do país. Desde sua criação, o festival construiu um espaço de resistência e experimentação, conectando gerações de autores, leitores e artistas, e transformando Londrina em um território fértil para a palavra viva.
A produção do Sarau é assinada pela Atrito Arte Editora e pela Editora Madrepérola. A Atrito Arte, que também realiza o Londrix há duas décadas, é reconhecida por seu trabalho de resistência e valorização da literatura independente, promovendo lançamentos, mostras, oficinas e ações de fomento à leitura.
Já a Madrepérola nasceu do sonho de promover a lapidação da joia rara chamada livro. Para seus idealizadores, publicar é navegar, mergulhar fundo para explorar a preciosidade que habita cada obra. No catálogo, constam romances, poesia, ficção científica e não ficção — um colar reluzente construído com o talento de seus autores.
O Sarau: Prosa, Poesia & Outras Delícias — O que os mortos dizem/Londrix, é, portanto, um espaço de celebração e liberdade criativa — um encontro de vozes que mantém acesa a chama da palavra e da arte.
Realização:
AARPA/ATRITO ARTE/ CONTROVENTO
Parceria:
MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA
UEL
MADREPÉROLA EDITORA
Apoio:
CULTURA INGLESA
ATELIÊ YASHIRO